Costa Crociere


Foto de uma colega fotógrafa na Costa que fez STCW comigo na Agência Portside, Embarcada atualmente no Costa Mágica.

O primeiro navio de passageiros da Frota Costa inicia o serviço de linha de Genoa para Buenos Aires no dia 31 de Março de 1948. Inovadora e pioneira, possuia ar condicionado em todos os alojamentos para os passageiros. Com a Anna C. inicia um acoprdo profissional com o arquitecto Giovanni Zoncada: durante trinta anos os interiores da frota Costa tiveram a sua prestigiosa assinatura.
O navio para os novos passageiros. No dia 26 de Junho de 1948 o navio partiu para a viagem de inauguração directo para o Brasil e La Plata, na Argentina.
Onze anos mais tarde após, a diminuição do fluxo emigratório para a América do Sul e as mutações sócio-económicas tornam necessária a reconversão do navio.
Para o novo mundo: o fluxo emigratório. Em 1949 o navio Eastern Trader, comprado por Giacomo Costa, é baptizado Giovanna C. Cinco meses mais tarde o navio levanta ferro em Genoa directo para a América do Sul: a bordo há cinquenta passageiros. O navio foi renovado e reconstruído nas Oficinas de Equipamento e Reparação de Navios de Genoa e tinha 1300 lugares: equipado deste modo, servirá para o transporte de emigrantes para a América do Sul.
A nova rota para a América Central. No dia 31 de janeiro de 1953 Franca C. inaugura o serviço de linha para a Venezuela. A nova rota inclui escalas em Nápoles, Barcelona, Funchal, Las Palmas, Curaçao, Fort de France e Point à Pitre. O novo itinerário consolida o serviço de linha para a América do Sul. Mesmo assegurando o fluxo emigratório, a frota Costa mantém um limitado serviço de luxo, inaugurando as categorias de primeira e segunda classe.
O último grande transatlântico. É o último grande transatlântico construído pela marinha mercantil nacional. O Eugenio C. é o último projecto de Nicolò Costanzi que no desenho da quilha aplica ideias elaboradas com a sede de onda, uma forma especial na proa, e a popa com guia de fluxo, capaz de exaltar a forma característica do casco. Os interiores são de Nino Zoncada.
Isto é um pouco da História da Costa Crociere que ainda possui a Aida Cruises para o público alemão e a Ibero Crucero para o Público principalmente espanhol.