Itajaí (SC) receberá mais de 45 mil cruzeiristas.


Foto do Pier Turístico de Itajaí.


--- De acordo com o Jornal de Turismo, A temporada brasileira 2009/2010 de Cruzeiros Marítimos começa mais cedo este ano. Serão 18 navios, dois a mais do que no ano passado, percorrendo todo o litoral brasileiro entre outubro de 2009 e maio de 2010. A Abremar - Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas prevê que quase 900 mil cruzeiristas aproveitem as férias a bordo dos navios, número 66% maior que o registrado na temporada passada.

Itajaí receberá três navios: CVC Imperatriz, CVC Zenith e Grand Voyager. Estima-se que cerca de 45 mil turistas estarão a bordo dos 36 Cruzeiros que os navios farão para a região, número 51% maior do que o da temporada anterior. Em 2008/2009, foram 14 Cruzeiros, que levaram 29,7 mil cruzeiristas.

Maria Valdete Orci de Campos, secretária de Turismo de Itajaí, diz que a temporada dos Cruzeiros incrementa em 40% as atividades comerciais e de serviços. “Cada turista gasta, em média, R$ 100 por dia”. As escalas são importantes, emenda Carlos Fernando Priess, diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura. “Os cruzeiristas visitam os pontos turísticos e compram artesanato local, mas não gastam com hospedagem e às vezes nem nos restaurantes especializados em frutos do mar”.

O Píer Turístico Guilherme Assebur fica no marco zero de Itajaí, em águas abrigadas, o que permite o desembarque direto em terra firme. Os cruzeiristas são recebidos com dança típica, mostra de artesanato e, às vezes, até fogos de artifício. Com calado de 10 metros e plataforma do cais de 78 metros, o porto fica próximo dos principais pontos turísticos da região: Parque Beto Carrero World e as cidades Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo estão previstos a construção de cobertura fixa no píer turístico, passarela de check-in para embarque, sala de atendimento aos tripulantes e um segundo píer para receber navios maiores.