Royal Caribbean Cruises Lines Limited



ROYAL CARIBBEAN

A Royal Caribbean International foi fundada em 1969 por Arne Wilhelmsen e Edwin Stephan com o nome de "Royal Caribbean Cruise Lines". A idéia dos dois em criar a Royal surgiu para oferecer aos milionários da Flórida e aos magnatas da Noruega uma forma de descanso e lazer a bordo de navios de cruzeiro de alto luxo com rotas pelo Caribe.

Em 1970 a companhia lança seu primeiro navio, o "The Song of Norway", um luxuoso navio de 18.000 toneladas e capacidade para 700 passageiros. Construído na Finlândia, este navio de destacava por seu bar-lounge instalado ao redor da chaminé do navio, o que s tornaria comum nos navios da companhia futuramente e sua marca registrada.

Vendo o crescimento da companhia, Arne e Edwin, encomendam novos navios, criam novos serviços, tudo isso acompanhado de um programa contínuo, oferecendo aos passageiros novas opções de lazer a cada cruzeiro. Em 1971 a companhia lança os navios "Nordic Prince" e "Sun Viking", e em 1982 a companhia lança o "The song of America", com o mais luxuoso bar-lounge de toda companhia.

Em 1988 a companhia lança a classe Sovereign de navios, com a inauguração do "Sovereign of the Seas". Os navios da classe Sovereign foram os primeiros grandes navios da companhia. Construídos nos estaleiros da Chantiers de l'Atlantique em Saint-Nazaire, França, os navios da Classe Sovereign possuem piscinas, teatros grandes, entre outros atrativos.

Em 1990 a companhia dá um grande salto e lança o "Nordic Empress", e começa sua expansão para Europa e América do Sul e aumenta sua participação no Caribe. Neste mesmo ano foi a primeira companhia de cruzeiros no mundo a criar um sistema totalmente informatizado para reserva de passagens. Em 1991 e 1992 são entregues respectivamente o "Monarch of the Seas" e o "Majesty of the Seas".

Em 1995 foi lançada a classe Vision com o lançamento do "Legend of the Seas", e em 1996 foram lançados o "Grandeur of the Seas" e "Splendour of the seas". Os navios da classe Vision são 3 pares de navios-irmãos e não navios-gêmeos como ocorre com os navios de outras classes.

Em 1997 a companhia muda sua razão social para "Royal Caribbean Cruises Lines Limited (RCCL) e compra a companhia de cruzeiros Celebrity Cruises por US$ 1,3 bi. Com esta aquisição a companhia começa a mudar seu foco inicial. Coloca os navios da Royal Caribbean como opção de luxo em férias familiares e os navios da Celebrity como opção de altíssimo luxo.

Em 1998 as família Pritzker e Haifa Ofer se unem para adquirir a propridade conjunta da companhia. A família Ofer possui um das maiores companhias de navegação do mundo, a Ofer Brothers Shipping Co, e em 2001 adquire 20% da operadora britânica First Choice e lança um joint-venture para navios de cruzeiros, lançando o seu primeiro cruzeiro ao Alaska e crindo a Royal Celebrity Tours.

Nos anos seguintes um navio é entregue por ano, e a frota aumenta com a entrega dos navios "Brilliance of the Seas", "Serenate of the Seas" e o "Radiance of the Seas".