Reportagem Jornal Noticias do Dia - Record

Sobram oportunidades de emprego a bordo de navios de cruzeiro

Até junho, pelo menos 14 navios com rota para Europa e Estados Unidos recrutam cerca de 500 profissionais. Salários podem chegar aos USD 320
Carol Ramos
@carolramos_ND
São José



Rafael e Rodrigo adquiriram experiências profissionais e fizeram economias
Conhecer países, aperfeiçoar idiomas estrangeiros, adquirir experiências profissionais e juntar uma boa grana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos aos candidatos interessados em embarcar em um navio de cruzeiro para trabalhar a bordo durante pelo menos seis meses. Nesta terça e quarta-feira, a empresa Port Side, com sede em São José, faz a pré-seleção dos candidatos, que terão a entrevista final nos meses de maio e junho. Serão ofertadas pelo menos 500 vagas de emprego para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Os pré-requisitos exigidos para participar do processo de seleção são ter entre 18 e 40 anos, falar inglês, ter no mínimo um ano de experiência no cargo e certificado do curso STWC (Curso Básico de Segurança de Navio). O sócio-proprietário da Port Side, Felipe Wiethorn, 27, destaca que “até junho serão ocupadas 500 vagas para cerca de 14 navios de cruzeiro, com rota pela Europa e Estados Unidos”, antecipa Felipe. O curso STWC é ministrado em Curitiba, tem duração de quatro dias e o custo aproximado de R$ 750. Os salários a bordo variam entre USD 657 e USD 3200.
Washington Fidélis

Felipe diz que falar inglês e ter experiência no cargo pretendido são imprescindíveis
De acordo com Rodrigo Bernardes, 30, “trabalhar em navios de cruzeiro é um vício”, diz. Em seis anos, ele embarcou nove vezes e conheceu países como Egito, Tunísia, Itália, França, Espanha, Grécia e Croácia. Além de viajar, teve a oportunidade de crescer profissionalmente. “Comecei como assistente de garçom, fui a garçom, supervisor de restaurante, chefe de garçom e por último como metre”, conta. Na última viagem, Rodrigo trouxe para casa pelo menos R$ 30 mil. “Viajo pela minha filha e para juntar um dinheiro e abrir alguma coisa para mim”, diz o metre, que fala fluente espanhol, inglês, francês e italiano.
Trabalho puxado

O turismólogo Raphael Batista, 30, embarcou para trabalhar na rota Estados Unidos- México duas vezes no setor serviço de quarto. Uma das dificuldades que ele mais enfrentou foi a de se adaptar a trabalhar entre 10 e 16 horas por dia. “É puxado, mas vale a pena. Além do salário fixo os clientes dão gorjetas, que as vezes ultrapassa o que ganhamos fixo”, diz. O dinheiro que Rafael arrecadou em duas viagens serviu para abrir o próprio negócio. “Tenho a minha empresa de eventos em Florianópolis, mas estou pensando seriamente em fazer o terceiro cruzeiro este ano”, planeja.


Serviço:
O que: Pré-Seleção PortSide –Navios de Cruzeiros
Quando: Dias, 19 e 20, hoje e amanhã, das 10h às 18h
Onde: Av. Presidente Kennedy, 698 – Bloco B - Sala 3-389 – Campinas
Telefone: 3035-5446
1 Response
  1. Ficou gatão na foto, hein, Rapha-30!
    O cara manja mesmo!
    O texto ficou legal!
    Dovulgação é a alma do negócio!